sábado, 19 de maio de 2012

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM /ABORDAGEM GERAL

  AJUDA DO PROFESSOR-

  O aluno deve ter um atendimento individualizado por parte do professor que deve evitar:

 • Ressaltar as dificuldades do aluno, diferenciando-o dos demais;
 • Mostrar impaciência com a dificuldade expressada pela criança ou interrompê-la várias vezes ou mesmo tentar adivinhar o que ela quer dizer completando sua fala;
 • Corrigir o aluno frequentemente diante da turma, para não o expor;
• Ignorar a criança em sua dificuldade;

  DICAS PARA O PROFESSOR- 
 
• Não force o aluno a fazer as lições quando estiver nervoso por não ter conseguido;
 • Explique a ele suas dificuldades e diga que está ali para ajudá-lo sempre que precisar;
 • Proponha jogos na sala de aula;
• Evite o uso de canetas vermelhas na correção dos cadernos e avaliações;
 • Procure usar situações concretas, nos problemas.
• Reforce o aluno de forma positiva sempre que conseguir realizar uma conquista;
 • O uso do computador é bastante útil, por se tratar de um objeto de interesse da criança;

  O QUE OCORRE COM CRIANÇAS QUE NÃO SÃO TRATADAS PRECOCEMENTE?

  • Comprometimento do desenvolvimento escolar de forma global;
• O aluno fica inseguro e com medo de novas situações;
• Baixa auto estima devido a críticas e punições de pais e colegas;
 • Ao crescer o adolescente/adulto continua a apresentar dificuldade no seu cotidiano.

 TRATAMENTO E ORIENTAÇÕES 

  • O tratamento deve ser realizado por um especialista ou alguém que tenha noções da dificuldade de aprendizagem;
 • Durante o tratamento deve-se usar material estimulante e interessante; • Não estimule a competição com colegas nem exija que ele responda no mesmo tempo que os demais;
 • Quando a criança não tiver disposta a fazer a lição em um dia ou outro não a force. Procure outras alternativas mais atrativas para que ele se sinta estimulado.
• Nunca critique negativamente seus erros. Procure mostrar onde errou, porque errou e como evitá-los.
 Mas atenção: não exagere nas inúmeras correções, isso pode desmotivá-la. Procure mostrar os erros mais relevantes.
 • O tratamento requer uma estimulação lingüística global e um atendimento individualizado complementar à escola.
• Os pais e professores devem evitar repreender a criança;
 • Reforçar o aluno de forma positiva sempre que conseguir realizar uma conquista;
 • Na avaliação escolar dar mais ênfase à expressão oral;
 • Conscientizar o aluno de seu problema e ajudá-lo de forma positiva.

  AJUDA DO PROFISSIONAL -

  Um psicopedagogo pode ajudar a elevar sua auto estima valorizando suas atividades, descobrindo qual o seu processo de aprendizagem através de instrumentos que ajudarão em seu entendimento.
 Os jogos irão ajudar na seriação, classificação, habilidades psicomotoras, habilidades espaciais, contagem ...
 Recomenda-se pelo menos três sessões semanais. O neurologista irá confirmar, através de exames apropriados, a dificuldade específica e encaminhar para tratamento.
 Um neuropsicologista também é importante para detectar as áreas do cérebro afetadas.
 O psicopedagogo, se procurado antes, pode solicitar os exames e avaliação neurológica e neuropsicológica.

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