DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM /ABORDAGEM GERAL
O aluno deve ter um atendimento individualizado por parte do professor que deve evitar:
• Ressaltar as dificuldades do aluno, diferenciando-o dos demais;
• Mostrar impaciência com a dificuldade expressada pela criança ou interrompê-la várias vezes ou mesmo tentar adivinhar o que ela quer dizer completando sua fala;
• Corrigir o aluno frequentemente diante da turma, para não o expor;
• Ignorar a criança em sua dificuldade;
DICAS PARA O PROFESSOR-
• Não force o aluno a fazer as lições quando estiver nervoso por não ter conseguido;
• Explique a ele suas dificuldades e diga que está ali para ajudá-lo sempre que precisar;
• Proponha jogos na sala de aula;
• Evite o uso de canetas vermelhas na correção dos cadernos e avaliações;
• Procure usar situações concretas, nos problemas.
• Reforce o aluno de forma positiva sempre que conseguir realizar uma conquista;
• O uso do computador é bastante útil, por se tratar de um objeto de interesse da criança;
O QUE OCORRE COM CRIANÇAS QUE NÃO SÃO TRATADAS PRECOCEMENTE?
• Comprometimento do desenvolvimento escolar de forma global;
• O aluno fica inseguro e com medo de novas situações;
• Baixa auto estima devido a críticas e punições de pais e colegas;
• Ao crescer o adolescente/adulto continua a apresentar dificuldade no seu cotidiano.
TRATAMENTO E ORIENTAÇÕES
• O tratamento deve ser realizado por um especialista ou alguém que tenha noções da dificuldade de aprendizagem;
• Durante o tratamento deve-se usar material estimulante e interessante; • Não estimule a competição com colegas nem exija que ele responda no mesmo tempo que os demais;
• Quando a criança não tiver disposta a fazer a lição em um dia ou outro não a force. Procure outras alternativas mais atrativas para que ele se sinta estimulado.
• Nunca critique negativamente seus erros. Procure mostrar onde errou, porque errou e como evitá-los.
Mas atenção: não exagere nas inúmeras correções, isso pode desmotivá-la. Procure mostrar os erros mais relevantes.
• O tratamento requer uma estimulação lingüística global e um atendimento individualizado complementar à escola.
• Os pais e professores devem evitar repreender a criança;
• Reforçar o aluno de forma positiva sempre que conseguir realizar uma conquista;
• Na avaliação escolar dar mais ênfase à expressão oral;
• Conscientizar o aluno de seu problema e ajudá-lo de forma positiva.
AJUDA DO PROFISSIONAL -
Um psicopedagogo pode ajudar a elevar sua auto estima valorizando suas atividades, descobrindo qual o seu processo de aprendizagem através de instrumentos que ajudarão em seu entendimento.
Os jogos irão ajudar na seriação, classificação, habilidades psicomotoras, habilidades espaciais, contagem ...
Recomenda-se pelo menos três sessões semanais. O neurologista irá confirmar, através de exames apropriados, a dificuldade específica e encaminhar para tratamento.
Um neuropsicologista também é importante para detectar as áreas do cérebro afetadas.
O psicopedagogo, se procurado antes, pode solicitar os exames e avaliação neurológica e neuropsicológica.
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